terça-feira, 26 de agosto de 2008

PALAVRA DA SEMANA

... Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer. Por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse ... Neemias 6: 3

Quando o Senhor tocou Neemias, gerando nele um sentimento de humilhação, a bíblia diz que Neemias clamou ao Senhor, pediu perdão pelos seus pecados e de seus ancestrais. Chorando diante de Deus, pranteou por saber que o local onde se adorava ao Senhor estava em ruínas, (Neemias 1: 3) após prantear, movido por um desejo de restauração, ergueu-se e começou trabalhar para transformar as ruínas em um lugar lindo e digno, de forma que o povo retornasse para o lugar que um dia foi sua habitação, para que uma multidão viesse e enchesse aquele lugar. Não havia esperança de reconstrução, as pessoas estavam cativas, espalhadas, desanimadas, desencorajadas, mas o Senhor Deus incomodou homens e mulheres, desde o menor até o maior, através da palavra dada por um líder chamado Neemias (...O Deus do céu é que nos fará prosperar; e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos... Neemias 2:20) e todos, absolutamente todos empunharam suas ferramentas e armas e começaram a uma grande obra. E toda vez que o cansaço chegava, as divergências afloravam, as palavras de derrotas insistiam em ressoar, havia uma frase cheia de unção que fazia o coração do povo estremecer e arder de paixão por aquela reforma, sabe que frase é essa meu irmão? É a frase que nós, nesse período de reformas vamos declarar toda vez que bater o cansaço, toda vez que bater o desânimo e pensarmos em largar nossas ferramentas e armas, essa frase vai quebrar cadeias, vai romper contendas, esmiuçará as palavras de derrota e nos fará romper em fé, então meu irmão quero te convidar a bradar...

ESTOU EMPENHADO EM UMA GRANDE OBRA E NÃO POSSO PARAR.

 

Uma semana abençoada para todos.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

PALAVRA DA SEMANA

Prioridades

Mas Deus lhe disse: Louco! Você esta noite morrerá. E então, quem ficará com tudo isso? Lucas 12:20, BV

Quais são as prioridades da nossa vida? Porventura, seria ganhar dinheiro? Não há nenhum inconveniente em desejar possuir posses e riquezas. O perigo é que isso se torne a principal razão da vida.

O rico louco da parábola (Lc 12:13-21) falava sozinho, apenas com suas faculdades pensantes, não com a faculdade da razão. Sua auto-segurança procedia do seu interior, e tinha origem em si e terminava em si. Era o eco do seu incontrolável egoísmo. Quando ele estava no auge de suas reflexões, a voz de Deus interrompeu seu auto-elogio, dizendo-lhe: "Louco! Nesta noite você vai morrer. E então, quem ficará com tudo isso?"

Li, não faz muito, a narrativa de uma parábola. Falava de um bem-sucedido homem de negócios, que um dia estava em seu escritório pensando em como investir sem riscos na Bolsa de Valores, quando apareceu na sua frente um ser misterioso que lhe disse: "Qual é o seu maior desejo?"

Ele pensou rapidamente e disse: "Quero que você me traga um exemplar de um jornal datado daqui a quinze dias". Aquele ser estranho se retirou e logo voltou com o jornal datado de quinze dias no futuro, e desapareceu. Então, o hábil financista, um tanto excitado, foi direto à página de cotação da Bolsa para verificar os valores das ações. Viu as que iriam subir e as que iriam cair. Com isso, ficou sabendo em quais deveria aplicar e em quais não aplicar. "Fabuloso! Dentro de duas semanas serei muitas vezes mais bilionário!", pensou.

Então, curioso, começou a folhear outras páginas do jornal: política, esportes, etc. Quando chegou à seção de necrologia, encontrou seu nome, acompanhado da seguinte nota: "Com pesar noticiamos a morte do Sr. HN, bem-sucedido homem de negócios, acometido de um enfarto fulminante."

E agora? Com quinze dias apenas de vida, quais seriam as suas prioridades? Seriam as mesmas? Que alteração drástica houve em sua hierarquia de valores! Querer mais dinheiro passou a ser menos interessante para quem tinha apenas quinze dias para viver.

É apenas uma parábola, mas ninguém está livre de circunstância semelhante. Portanto, nossa prioridade deve ser sempre o reino dos Céus. Entreguemos ao Senhor o que somos e peçamos a Ele que nos ajude a usar com sabedoria o dinheiro que Ele nos dá.

REFLEXÃO: "Buscai primeiro o Reino de Deus, e a Sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas" (Mt 6:33, ARC)

Contribuição Erlinda Rodrigues

terça-feira, 12 de agosto de 2008

ALTARES DE ADORAÇÃO

A importância dos altares no passado

Na época dos patriarcas, Deus se manifestava nos locais onde levantavam-se altares de pedra, e eram oferecidos sacrifícios ao Deus Jeová. Era algo normal entre eles, sempre que tinham algo a agradecer, ou algo a ser buscado de Deus, levantava-se um altar.

Na verdade, o mesmo acontecia  com os que serviam aos deuses pagãos. Nos altares levantados, os espíritos territoriais se manifestavam, e através destes altares deixavam seus pontos de contato, e assim poderiam controlar determinada região.

Ao estudarmos a história de Israel, percebemos que no início estes altares eram feitos de pedra, até chegar a época dos reis.

No reinado de Davi, Deus colocou no coração dele o desejo de construir um santuário, um templo, e ele preparou Salomão, seu filho, para tornar este desejo em realidade.

Os homens daquela época eram fervorosos adoradores. Eles sabiam que sua adoração tocava o coração de Deus e ele vinha, e se manifestava.

E quando isto acontecia, a presença de Deus  era tão real, e muitas vezes com manifestações físicas através de anjos, fogo, terremoto, ou som de trombeta.

Deus estabeleceu princípios para a construção dos Altares de pedra

Lemos em Êxodo 20:25 e 26 "e, se me fizeres um altar de pedra, não o farás de pedra lavrada; se sobre ele levantares o teu buril, profaná-lo-ás. Não subirás também por degraus ao meu altar, para que a tua nudez não seja descoberta diante deles."

Deus prometeu manifestar-se no lugar onde houvesse um Altar, por isso, era necessário seguir os seus princípios para edificá-los:

 1º)  para que Deus aceitasse a oferta, o altar não podia ser profanado  - as pedras não poderiam ser cortadas com ferramentas. Isto significa que Deus queria uma adoração natural. Nada artificial, nada "coreografado" . Tudo espontâneo partindo de um coração sincero.

2º ) não podiam mostrar sua nudez . No altar do Senhor tem que haver santidade. Infelizmente hoje, nos altares de Deus muitas vezes há pessoas que não cuidam, e trazem contaminação ao altar, com o uso de roupas sem pudor, e vida de pecado, pensando que assim irão agradar a Deus.

Esta é a diferença dos altares de satanás, que contêm toda sorte de impurezas, imundícias, e perversão. Mas Deus é santo e exige santidade na sua presença.

 O lugar do Altar

No princípio, a revelação mostrava que no lugar onde era erigido um  altar, era exatamente onde Deus se manifestava, falava com eles, e o próprio lugar se transformava num lugar sagrado (veja o exemplo de Jacó em Gênesis 35:9-15).

Você encontra também na Palavra de Deus, lugares específicos onde o próprio Deus escolheu para se manifestar, veja:

 1º) Êxodo 19:18-20 -  o Monte Sinai – foi um "altar"  especial – o lugar da lei, o lugar onde Moisés teve uma experiência tremenda, e falou com Deus.

2º) I Reis 18: 19-24, 36-38,39 – o Monte Carmelo – passo a passo, até levantar um altar, e  Deus se manifestar para derrotar Baal e os falsos profetas.

Do Altar de Pedra ao Santuário

Em Gênesis 22:1-14,  Deus escolheu um lugar que no futuro se converteria, num templo, um santuário (profeticamente já mostrando Jesus e nós).  Quando Abraão entrega Isaac, Deus escolheu uma das montanhas de Moriá, profeticamente como Jesus estaria sendo entregue como cordeiro pascal.

No mesmo lugar, David é confrontado com seu pecado, e Deus dá ordens para construir um altar, e assim cessar a praga que estava sobre Israel.

O local escolhido foi a eira de Arauna (em algumas traduções Onã – o Jebuseu).

Veja esta história em  I Crônicas 21:14-30, e no capítulo 22:1 à 6,  em II Crônicas 3:1, e também em II Crônicas 7:1-2, 12, e 16. O altar foi levantado, o sacrifício foi entregue, e a praga cessou!

O mesmo lugar do sacrifício de Abraão, o mesmo lugar do sacrifício  de Davi, foi construído o santuário de Salomão para o Deus altíssimo.Aleluia!  II Crônicas 3:1 "e começou Salomão a edificar a casa do Senhor em Jerusalém, no monte Moriá, onde o Senhor se tinha mostrado a Davi, seu pai, no lugar que Davi tinha preparado na eira de Ornã, o jebuseu".

Adoração é a resposta para os dias de hoje

Quando Jesus veio como cordeiro, ele foi sacrificado no altar do Gólgota e derramou seu sangue como libação. Ao subir aos céus,  o Espírito Santo é enviado, e este passa a morar no interior de todos aqueles que aceitam a Jesus como Senhor de suas vidas.

Passamos a ser o santuário vivo do Deus altíssimo. Aleluia! Mas não podemos esquecer que os princípios continuam os mesmos:

1) adoração tem que ser natural e espontânea

2) o altar de Deus (que somos nós) tem que estar em santidade (vida de santidade).

A adoração atrai a presença de Deus! Quanto mais adoração, maior será a glória de Deus,  e onde Ele se manifestar, com certeza, haverá mudanças em tudo, e a todo que à Ele se expor..

Palavra profética:

Hoje, individualmente,  somos o santuário de Deus. A igreja reunida representa o  máximo dos santuários.

Deus trará nestes últimos anos a maior colheita de almas já vista sobre a face da terra, em especial no Brasil.

Também cidades e nações se dobrarão aos pés do Senhor Jesus!

O louvor e a adoração emergirão nos corações com grande poder, e as trevas serão abaladas.

Quanto mais adoração, maior será a glória de Deus! Onde há um adorador, haverá um altar para o Senhor. Onde há um altar para o Senhor, a glória Dele se manifesta. Quando a glória Dele se manifesta, o mundo saberá que há um só Deus vivo e verdadeiro, e O adorarão! Aleluia!

Contribuição Presbo. Cláudia Nunes

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

NÃO TEMAS

ISAÍAS 41.1-20

Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o
teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustenho com a minha destra
fi el. (Is 41.10.)

Desde que o pecado aconteceu na terra,
O homem vive em constante guerra.
Seu coração de medo então se encheu:
Medo de errar, de andar, de parar, de pensar.
Medo de estar só, de virar pó.
Medo de pessoas, da derrota, das coroas.
Medo de altura e de profundidade,
De ser estéril e de fecundidade.

No entanto todo o medo deixará de existir,
Quando do próprio Deus você ouvir
E crer na Palavra da verdade:
Não temas, porque eu sou contigo,
Eu te fortaleço, e te ajudo com minha destra fi el.
Você pode encontrar a felicidade,
Quando de Deus gozar da amizade,
Pois Jesus nos reconciliou com o céu
Não há o que temer: Deus é fiel!

Todos os seres humanos sabem o que é ter medo. Não é nada agradável
senti-lo. E, em cada manifestação gloriosa de Deus ao mundo, havia uma
frase quase que como uma saudação: Não temas!
Quando Jesus é o timoneiro do nosso barco, não há o que temer. Quando
ele é o motorista do nosso carro, podemos dormir e descansar. Ele é
perito em tudo o que faz. Não temas! Essa é a mais doce frase para o nosso
sono e descanso; você não acha?

Pai, sei que tu velas por mim. Ainda que eu não possa te ver
com os olhos carnais, contudo sei que me amas e tens todas
as coisas sob o teu comando. Vou dormir em paz. Amém.

Contribuição da Jovem Greiciane - Liberdade