"Quando fizeres o recenseamento dos filhos de Israel, cada um deles dará uma oferta de resgate de si próprio, para que não haja entre eles praga nenhuma, quando os arrolares. Todo aquele que passar ao arrolamento dará isto: metade de um siclo, segundo o siclo do santuário ... , a metade de um siclo será a oferta ao Senhor." (Ex 30:12 e 13)
Em hebraico existem várias palavras que se referem a oferta ao Senhor. Neste texto temos uma palavra particularmente interessante, que é a palavra "venatnú". Venatnú é uma palavra muito significativa, pois ela nos dá um especial entendimento sobre o ofertar. Venatnú é um palíndromo, isto é, uma palavra que lida na língua hebraica na direção normal ou invertida é a mesma palavra. Isso significa que nesta entrega, neste ofertar, ao Senhor Deus há sempre um movimento em ambas as direções, Tande de nós para o Senhor como do Senhor para nós. O próprio Davi reconhece esta realidade afirmando que "não há nada que tenhamos dado a Deus que não tenhamos primeiro recebido DELE mesmo." O ofertar a Deus produz este fluxo continuo e até mesmo imediato de interação divina e humana. É uma resposta imediata, concomitante do mover da graça divina na manifestação das bênçãos de Deus para nós.
A oferta de resgata era para que não houvesse praga no meio do povo quando este foi recenseado. Talvez isto seja a explicação do porque houve praga em Israel nos dias do rei Davi por causa do recenseamento que ele mando fazer. Possivelmente falto a essencial oferta de resgata, o venatnú, a oferta ao Senhor que reconhece que nada temos que não tenhamos recebido do nosso Deus. Davi fez cessar a praga quando "comprando o campo ofereceu oferta ao Senhor."
Esta oferta era de meio siclo (shekel), não era nem um siclo completo, era uma medida a ser dada, uma porção. Isto é muito importante, pois significa que o nosso dar a Deus sempre é uma medida, ou mesmo a metade de uma medida, algo talvez até incompleto; mas o dar de Deus a nós é, como a Bíblia nos diz sem medida. Nós temos um dar limitado a Deus, e Ele mesmo não nos exige mais do que isto, porém o dar divino é ilimitado para nós.
Venatnú é um mover de duas mãos, por isso mesmo quando praticamos a caridade somos tão abençoados como abençoamos aos outros. Isto significa dizer que as necessidades dos outros são as oportunidades de sermos abençoados por Deus. Quando praticamos a caridade, quando fazemos o bem a outros isto também é oferta ao Senhor. Quando buscamos suprir às necessidades da casa do Senhor isto também é oferta ao Senhor, isto também é venatnú, a oferta que mais nos abençoa do que nós abençoamos por meio dela. PR. Aluizio de Moraes Filho
Contribuição de Cláudia Nunes
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